Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptAção de Formação: Avaliação Dinâmica do Empreendimento Imobiliário para Desenvolvimentohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/acao-de-formacao-avaliacao-dinamica-do-empreendimento-imobiliario-para-desenvolvimento/No âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre o Conselho Diretivo da Região Sul e a ASAVAL - Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal, em linha com o vetor Valorizar, procede-se à divulgação da Ação de Formação: " Avaliação Dinâmica do Empreendimento Imobiliário para Desenvolvimento”.


Esta formação é composta por três sessões que decorrerão em formato online, sendo que a primeira será realizada a 21 de junho, entre as 18h00 e as 20h00.

Curso lecionado por João Correia Gomes, PhD, REV, MSc, Engenheiro Civil.

 

Calendário e horários:

1ª sessão – 21.06 (6ª feira): 18:00 - 20:00 

2 ª sessão – 22.06 (sábado): 09:00 - 13:00

3ª sessão – 28.06 (6ª feira): 18:00 – 20:00


Estrutura da Formação

1. Os processos: empreendimento imobiliário; promoção imobiliária; outros.

2. A avaliação dinâmica do investimento e interação com o planeamento.

3. Recurso Essencial: as fontes de financiamento do projeto.

4. O planeamento e estratégias para a otimização do projeto imobiliário.

5. O plano de negócio - objetivos, processo, relatório.

6. Um exemplo de aplicação da metodologia de avaliação do investimento


Inscrições através do emailasaval@asaval.pt


Consulte o folheto informativo com o programa aqui


Breve resumo e biografia do Formador

João Correia Gomes, PhD, REV, MSc, Eng. Civil

Doutorado em Investimento e Financiamento Imobiliário (Universidade de Salford, Reino Unido);

Mestre em construção (IST);

Engenheiro civil (IST). 


]]>
Ação de Formação: Avaliação Dinâmica do Empreendimento Imobiliário para Desenvolvimento2024-05-02
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2024 | Impactos das Mudanças Climáticas na SSThttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/dia-mundial-da-seguranca-e-saude-no-trabalho-2024-impactos-das-mudancas-climaticas-na-sst/

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho comemora-se anualmente a 28 de abril, sendo uma iniciativa promovida pela Organização Internacional do Trabalho, que este ano escolheu o tema "Impactos das Mudanças Climáticas na Segurança e Saúde no Trabalho".

Com este tema pretende sensibilizar para os impactos das alterações climáticas no mundo do trabalho, especialmente na segurança e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Estas mudanças nos padrões climáticos, incluem ocorrências cada vez mais frequentes de fenómenos climáticos extremos, que podem acentuar os impactos da exposição a riscos profissionais, tais como o stress térmico, a radiação UV, a poluição do ar, acidentes industriais graves, aumento de doenças transmitidas por vetores e aumento da exposição a produtos químicos.

"O clima está a mudar. É urgente assegurar um trabalho seguro e saudável"

Consulte aqui a apresentação geral sobre o tema e o cartaz oficial.


]]>
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2024 | Impactos das Mudanças Climáticas na SST2024-05-02
Serviços da Delegação Distrital de Beja encerrados entre 30 de abril a 5 de maiohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/servicos-da-delegacao-distrital-de-beja-encerrados-entre-30-de-abril-a-5-de-maio/A Delegação Distrital de Beja estará encerrada ao público entre os dias 30  de abril e 5 de maio devido à presença, em stand, na Ovibeja

O atendimento da Delegação de Beja far-se-á diretamente a partir do stand da OE na Feira, entre 30 de abril a 5 de maio, das 11h às 24h. 

Para qualquer outro assunto, contacte, por favor, os Serviços da Sede da Região Sul, em Lisboa:

T. 213 132 633
F. 213 132 640
secretaria@sul.oep.pt

]]>
Serviços da Delegação Distrital de Beja encerrados entre 30 de abril a 5 de maio2024-04-30
Projeto de Regulamento de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros | Consulta Públicahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/entrevistas/projeto-de-regulamento-de-admissao-e-qualificacao-da-ordem-dos-engenheiros-consulta-publica/Para cumprimento daquele preceito legal, designadamente da alínea b), tornou-se necessário proceder à alteração do Regulamento de Admissão e Qualificação, na medida em que a figura do Estágio deixou de ter previsão no EOE, substituindo-se a fase inicial de entrada na profissão de engenheiro pelo "Primeiro Ano como Membro Efetivo”.

Não obstante o regime do Primeiro Ano como Membro Efetivo ser objeto de regulamento próprio, elaborado pelo Conselho Diretivo Nacional e aprovado pelo Conselho de Supervisão, o qual apenas produz efeitos após homologação pelo membro do Governo responsável pela tutela, é também necessário adaptar o Regulamento de Admissão e Qualificação às alterações do EOE, designadamente no que diz respeito à admissão e qualificação constantes das alterações dos artigos 15.º e 16.º do EOE.


O novo Regulamento de Admissão e Qualificação da Ordem, que se apresenta, não poderia, assim, deixar de continuar a refletir a mais recente legislação e regulamentação nacionais sobre o ensino superior e sobre as qualificações profissionais, bem como as recomendações europeias e de organizações internacionais. Os licenciados em engenharia em ciclo de estudos pré-Bolonha continuam, legal e estatutariamente, equiparados a mestre pós-Bolonha, nos termos do artigo 3.º da Lei n.º 123/2015, de 2 de setembro.

O projeto de Regulamento é agora divulgado no Portal da Ordem dos Engenheiros para efeito de recolha de sugestões no âmbito de consulta pública, facto que é também objeto de divulgação no Diário da República, 2.ª série, e cujos contributos podem ser enviados para o endereço eletrónico: consultapublica@oep.pt.

Consulte aqui o projeto de Regulamento »»

]]>
Projeto de Regulamento de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros | Consulta Pública2024-04-29
Projeto de Regulamento do Primeiro Ano como Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros | Consulta Públicahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/projeto-de-regulamento-do-primeiro-ano-como-membro-efetivo-da-ordem-dos-engenheiros-consulta-publica/O Regulamento do Primeiro Ano como Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros decorre da entrada em vigor da Lei n.º 11/2024, de 19 de janeiro, que procede à alteração ao Estatuto da Ordem dos Engenheiros (EOE).

Durante este "Primeiro Ano como Membro Efetivo” haverá lugar a um acompanhamento por um membro sénior na integração do novo membro, designado "Membro efetivo (primeiro ano)”, que por sua vez, tem durante esse lapso temporal competências limitadas de atuação ao nível da prática de atos de engenharia tendo em vista a integração dos conhecimentos adquiridos na formação académica e a experiência da sua aplicação prática, mas também a perceção das condicionantes de natureza deontológica, legal, económica, ambiental, de recursos humanos, de segurança e de gestão, em geral, que caracterizam o exercício da profissão de engenheiro e, na mesma medida, haverá lugar a uma diferenciação de valor no que respeita ao pagamento de quotas.

Divulga-se o projeto de Regulamento neste Portal para efeito de recolha de sugestões no âmbito de consulta pública, facto que é também objeto de divulgação no Diário da República, 2.ª série, e cujos contributos podem ser enviados para o endereço eletrónico: consultapublica@oep.pt.

Consulte aqui este projeto de Regulamento »»
]]>
Projeto de Regulamento do Primeiro Ano como Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros | Consulta Pública2024-04-29
Projeto de Regulamento de Especialidades da Ordem dos Engenheiros | Consulta Públicahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/projeto-de-regulamento-de-especialidades-da-ordem-dos-engenheiros-consulta-publica/O Regulamento de Especialidades da Ordem dos Engenheiros decorre da entrada em vigor da Lei n.º 11/2024, de 19 de janeiro, que procede à alteração ao Estatuto da Ordem dos Engenheiros (EOE).

Nos termos do disposto no n.º 10 do artigo 6.º da Lei n.º 11/2024, no prazo de 180 dias a contar da entrada em vigor da lei, a Ordem procede à: "a) Aprovação dos regulamentos nela previstos; b) Adaptação dos regulamentos em vigor ao disposto na Lei n.º 12/2023, de 28 de março, e na presente lei.”

Para cumprimento daquele preceito legal, e atendendo ao previsto na alínea h) do n.º 1 do artigo 35.º e no artigo 54.º, ambos do EOE, tornou-se necessário verter em regulamento a criação, composição, competências e modo de funcionamento dos Colégios de Especialidade da Ordem dos Engenheiros, procedendo-se a uma revisão do Regulamento de Funcionamento dos Colégios, redenominando-o, e que está em vigor desde a sua aprovação na reunião da Assembleia de Representantes realizada no dia 8 de outubro de 2016.
Este Regulamento, por sua vez, tinha tido na sua origem o Regulamento Geral dos Colégios aprovado na reunião da Assembleia de Representantes realizada em 31 de março de 2012.

Torna-se ainda necessário proceder à revisão do Regulamento de Funcionamento do Conselho Coordenador dos Colégios, que está em vigor desde a sua aprovação na reunião da Assembleia de Representantes realizada no dia 8 de outubro de 2016. Este Regulamento, por seu turno, tinha tido na sua origem o Regulamento de Funcionamento do Conselho Coordenador dos Colégios que vigorava desde a sua aprovação, pelo Conselho Diretivo Nacional, em 4 de fevereiro de 2008.

Divulga-se a presente versão para efeito de recolha de sugestões no âmbito de consulta pública, facto que é também objeto de divulgação no Diário da República, 2.ª série, e cujos contributos podem ser enviados para o endereço eletrónico: consultapublica@oep.pt.

Consulte aqui o projeto de Regulamento »»
]]>
Projeto de Regulamento de Especialidades da Ordem dos Engenheiros | Consulta Pública2024-04-29
Projeto de Regulamento das Especializações da Ordem dos Engenheiros | Consulta Públicahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/projeto-de-regulamento-das-especializacoes-da-ordem-dos-engenheiros-consulta-publica/Nos termos do disposto no n.º 10 do artigo 6.º da Lei n.º 11/2024, no prazo de 180 dias a contar da entrada em vigor da lei, a Ordem procede à: "a) Aprovação dos regulamentos nela previstos; b) Adaptação dos regulamentos em vigor ao disposto na Lei n.º 12/2023, de 28 de março, e na presente lei.”
Para cumprimento daquele preceito legal, tornou-se necessário proceder a uma revisão do Regulamento das Especializações, que vigora desde a sua aprovação na Assembleia de Representantes de 20 de março de 1999, alterado pela Assembleia de Representantes nas reuniões de 24/03/2001, 27/03/2004, 19/3/2005, 31/03/2007, 28/03/2009, 31/03/2012 e 24/03/2018.

Nos termos da alínea r) do n.º 3 do artigo 40.º do EOE, não obstante as alterações da estrutura orgânica da Ordem, continua a competir, em especial, ao Conselho Diretivo Nacional, "(…) consultado o respetivo colégio de especialidade, propor a sua extinção, bem como decidir a criação de especializações e outorgar os respetivos títulos.”

O Regulamento das Especializações estabelece, portanto, o regime de criação, organização, respetiva composição, funcionamento, atribuições e extinção das Especializações da Ordem dos Engenheiros, assim como a designação dos cargos dos membros que compõem os seus órgãos, e finalmente, versa sobre os procedimentos para efeito de atribuição do título de Especialista.

Divulga-se a presente versão dest Regulamento para efeito de recolha de sugestões no âmbito de consulta pública, facto que é também objeto de divulgação no Diário da República, 2.ª série, e cujos contributos podem ser enviados para o endereço eletrónico: consultapublica@oep.pt.

Consulte aqui este projeto de Regulamento »»
]]>
Projeto de Regulamento das Especializações da Ordem dos Engenheiros | Consulta Pública2024-04-29
Projeto de Regulamento de Eleições e Referendos | Consulta Públicahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/projeto-de-regulamento-de-eleicoes-e-referendos-consulta-publica/O projeto de novo Regulamento de Eleições e Referendos é agora divulgado no Portal da Ordem dos Engenheiros para efeito de recolha de sugestões no âmbito de consulta pública, facto que é também objeto de divulgação no Diário da República, 2.ª série, e cujos contributos podem ser enviados para o endereço eletrónico: consultapublica@oep.pt.

Consulte aqui:
Projeto de Regulamento »»
Projeto de Regulamento | Anexo I  »»
Projeto de Regulamento | Anexo II »»
Projeto de Regulamento | Anexo III »»
Projeto de Regulamento | Anexo IV-A »»
Projeto de Regulamento | Anexo IV-B »»
Projeto de Regulamento | Anexo V »»
]]>
Projeto de Regulamento de Eleições e Referendos | Consulta Pública2024-04-29
Ação de Formação: Avaliação do risco do empreendimento imobiliário para desenvolvimentohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/acao-de-formacao-avaliacao-do-risco-do-empreendimento-imobiliario-para-desenvolvimento/No âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre o Conselho Diretivo da Região Sul e a ASAVAL - Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal, em linha com o vetor Valorizar, procede-se à divulgação da Ação de Formação: "Avaliação do risco do empreendimento imobiliário para desenvolvimento”.

Esta formação é composta por três sessões que decorrerão em formato online, sendo que a primeira será realizada a 17 de maio, entre as 18h00 e as 20h00.

Curso lecionado por João Correia Gomes, PhD, REV, MSc, Engenheiro Civil.

Calendário e horários:

1ª sessão - 17.05 (6ª feira): 18:00 - 20:00 
2 ª sessão – 18.05 (sábado): 09:00 - 13:00
3ª sessão – 24.05 (6ª feira): 18:00 – 20:00

Estrutura da Formação

  1. Conceito de investimento e metodologias da sua avaliação (resumido).
  2. Conceitos de risco e avaliação do risco em processos de investimento.
  3. Entender o processo de empreendimento imobiliário e a cadeia de valor.
  4. Entender o prémio de risco total ao longo do empreendimento imobiliário.
  5. Exemplos de aplicação da metodologia.


Inscrições através do emailasaval@asaval.pt

Consulte o folheto informativo com o programa aqui 


Breve resumo e biografia do Formador

João Correia Gomes, PhD, REV, MSc, Eng. Civil
Doutorado em Investimento e Financiamento Imobiliário (Universidade de Salford, Reino Unido);
Mestre em construção (IST);
Engenheiro civil (IST). 
Durante 25 anos, trabalhou no setor financeiro em diversas funções, a última até final de 2016 como coordenador executivo, na elaboração e gestão de múltiplos processos de avaliação, investimento e promoção imobiliária. 
Atualmente colabora com a Garen Avaliação de Ativos Lda. na elaboração de planos de negócio baseados em imobiliário. 
Na ESAI coordena a licenciatura de Gestão Imobiliária, docente de Projeto de Promoção Imobiliária, Gestão de Promoção Imobiliária, Análise de Investimentos Imobiliários;
No mestrado em avaliação e gestão de ativos, leciona Montagem de Projetos de Investimento; 
Na licenciatura de engenharia civil, leciona Gestão Integrada de Empreendimentos Imobiliários. 
Autor do livro "Uma Nova Visão sobre o Imobiliário – Plataforma para a Criação de Riqueza no século XXI”, Sabedoria Alternativa.

]]>
Ação de Formação: Avaliação do risco do empreendimento imobiliário para desenvolvimento2024-04-26
DIGITALbuilt | European Digital Innovation Hubhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/digitalbuilt-european-digital-innovation-hub/A Região Sul da Ordem dos Engenheiros apoia e acolhe o 1º Evento de Apresentação Pública do DIGITALbuilt (European Digital Innovation Hub), no âmbito do PRR, um projeto que pretende disponibilizar às PMEs serviços de transformação digital, capacitação, inclusão digital, apoio à procura de financiamento e de intermediação, serviços de incubação de PMEs e diagnósticos de maturidade digital, no próximo dia 30 de abril, pelas 14h30 no auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros - Região Sul, em Lisboa.



Inscrições gratuitas, mas obrigatórias aqui




]]>
DIGITALbuilt | European Digital Innovation Hub2024-04-24
Região Sul visita Aernnova Aerospace https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/regiao-sul-visita-aernnova-aerospace/

Organizada pelo Pólo de Sines em colaboração com a Delegação Distrital de Évora, a visita técnica à Aernnova Aerospace decorreu no dia 19 abril, em Évora.

O grupo que veio de Sines começou por visitar o Centro Interpretativo da Cidade de Évora, no Palácio D. Manuel, e o centro histórico da cidade. 
Seguidamente, os membros de Sines juntaram-se ao grupo de Évora, no Évora Hotel, onde experimentaram diversas iguarias típicas de Évora.
Após o almoço, a visita à Aernnova incluiu uma apresentação introdutória da empresa, seguida da visita à unidade industrial, que integra a unidade de compósitos e a de aeroestruturas metálicas como asas, estabilizadores e fuselagens em metal e compósitos para a aviação comercial, militar e executiva.

Esta visita foi uma experiência agradável e enriquecedora para os participantes e permitiu reforçar o networking entre colegas de várias especialidades.

   


]]>
Região Sul visita Aernnova Aerospace 2024-04-24
Ata da Comissão Eleitoral Nacional | Eleição do Órgão de Supervisão | Apuramento de resultadoshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ata-da-comissao-eleitoral-nacional-eleicao-do-orgao-de-supervisao-apuramento-de-resultados/Consulte abaixo a Ata da Comissão Eleittoral Nacional sobre o apuramento dos resultados do ato eleitoral para eleição do Conselho de Supervisão da Ordem dos Engenheiros.


Ata da Comissão Eleitoral Nacional
Eleições Extraordinárias para Conselho de Supervisão da Ordem dos Engenheiros
Publicado neste portal a 24 de abril de 2024
]]>
Ata da Comissão Eleitoral Nacional | Eleição do Órgão de Supervisão | Apuramento de resultados2024-04-24
Tarde de Engenharia: FAQs Inspeção de Instalações Elétricashttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/tarde-de-engenharia-faqs-inspecao-de-instalacoes-eletricas/A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2024, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema FAQs Inspeção de Instalações Elétricas.

A iniciativa decorreu no dia 18 de abril no auditório da sede regional, contando com a presença de muitos colegas que esgotaram as inscrições disponíveis.


























A Portaria n.º 192/2022, que aprova as metodologias para a realização de inspeção por parte das Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas de serviço particular (EIIEL), definiu a obrigatoriedade da realização, de forma faseada e até ao final de 2023, de inspeções às instalações elétricas.

As Inspeções a Instalações Elétricas são um tema essencial para a atividade dos Engenheiros Eletrotécnicos no projeto, execução e exploração de Instalações Elétricas.

Com esta iniciativa, o Conselho do Colégio pretendeu elucidar os seus Membros sobre os pontos a que as EIIEL dão mais importância nas inspeções e quais os problemas mais comuns com que se deparam.

Para a apresentação, convidamos os colegas Rui Cavaco e Celso Pestana, Inspetores do ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, que desenvolvem a sua atividade na Região Autónoma da Madeira.

Registamos ta presença dos colegas da nova tutela DRE - Direção Regional de Energia, especialmente do seu Diretor, colega Estevão Abreu e seus adjuntos, colegas Renato Faria e Fernando Silva, que muito contribuíram para a discussão.

O Colégio de Engenharia Eletrotécnica agradece toda colaboração dos preletores do ISQ, e continuará a trabalhar para que a Ordem seja um local privilegiado de encontro de toda a comunidade.

A Tarde de Engenharia permitiu a troca de opiniões e partilha de conhecimentos entre os colegas responsáveis pelo projeto, execução e exploração de Instalações Elétricas, as Entidades Inspetoras e a tutela de todos, a nova Direção Regional de Energia da Região Autónoma da Madeira a quem desejamos os maiores sucessos.

]]>
Tarde de Engenharia: FAQs Inspeção de Instalações Elétricas2024-04-23
Ordem dos Engenheiros recebe Rede EUGAIN – European Network for Gender Balance in Informatics para Conferência sobre igualdade de género na informáticahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-recebe-rede-eugain-european-network-for-gender-balance-in-informatics-para-conferencia-sobre-igualdade-de-genero-na-informatica/


No âmbito do Ano OE 2024 "Igualdade de Género na Engenharia”, a Ordem dos Engenheiros recebeu ontem a Conferência final da Rede EUGAIN – European Network for Gender Balance in Informatics, no auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros.

A rede EUGAIN é financiada pela União Europeia, através da agência COST Action, e tem como principal objetivo contribuir para a igualdade de género na informática, através da criação e fortalecimento de uma rede europeia verdadeiramente multicultural de académicas que trabalham na vanguarda dos esforços dos seus países, instituições e comunidades de investigação.

A sessão de abertura da Conferência contou com a presença do Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros, Jorge Liça, da Presidente da Comissão para a Igualdade de Género na Engenharia da Ordem dos Engenheiros, Ondina Afonso, assim como da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro.

A conferência contou com várias sessões onde se analisaram o desenvolvimento e implementação de estratégias, abordagens de políticas na área da igualdade de género, modelos e casos de sucesso nesta área, a importância da colaboração e sinergia com outras organizações e redes na promoção da igualdade de género na informática, fortalecendo a área de influência da rede EUGAIN através de parcerias estratégicas. 

Nesta conferência foram também apresentados os principais resultados da rede EUGAIN, contando com oradores de diferentes países da Europa. 

No dia 21 decorreu também, na sede da Ordem, um workshop com todos os participantes deste evento, organizado pela rede EUGAIN, com o tema "The Way Forward: Roadmapping Gender Policy Impact".

Consulte as fotos do evento: 

Dia 21 de Abril 
Dia 22 de Abril 
]]>
Ordem dos Engenheiros recebe Rede EUGAIN – European Network for Gender Balance in Informatics para Conferência sobre igualdade de género na informática2024-04-23
Oferta de Emprego | Assistente Administrativo (m/f)https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/oferta-de-emprego-assistente-administrativo-m-f/A Região Centro da Ordem dos Engenheiros pretende recrutar assistente administrativo (m/f) para os serviços da Delegação Distrital de Aveiro, em regime de tempo integral.

Consulte o Anúncio.

]]>
Oferta de Emprego | Assistente Administrativo (m/f)2024-04-22