Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptRotas do Talento levam Ordem dos Engenheiros aos CTThttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/rotas-do-talento-levam-ordem-dos-engenheiros-aos-ctt/

 As "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento - Rotas do Talento” rumaram ontem até aos CTT, em Lisboa.



Durante a tarde, a comitiva da Ordem dos Engenheiros, liderada pelo Bastonário, Fernando de Almeida Santos, foi recebida na sede dos CTT pelo Presidente do Grupo, João Bento.

Os CTT são hoje um grupo empresarial de dimensão ibérica, com áreas de negócio diversificadas ligadas aos correios, distribuição e logística, com um crescimento anual em Espanha na casa dos três dígitos por ano.



Durante uma apresentação do grupo e, muito em particular, de todos os desenvolvimentos tecnológicos de produto e negócio a cargo da equipa de engenharia da empresa, João Bento afirmou que "a transformação está no ADN dos CTT e é absolutamente decisiva na estratégia de diversificação rápida mas sustentável de perfil de negócio”.

De seguida a comitiva rumou ao Centro de Produção e Logística Sul (CPLS), situado em Cabo Ruivo, responsável pelo tratamento e expedição de cerca de 80% do correio a nível nacional.

A visita terminou no Centro de Expedição da CTT Expresso, no MARL, onde foi possível acompanhar os métodos de organização, logística e distribuição de encomendas.

]]>
Rotas do Talento levam Ordem dos Engenheiros aos CTT2024-06-28
Aluno de doutoramento de Engenharia Mecânica vence HVAC World Students Competitionhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/aluno-de-doutoramento-de-engenharia-mecanica-vence-hvac-world-students-competition/


João Pedro Sousa Mota, membro da Ordem dos Engenheiros da especialidade de Engenharia Mecânica, inscrito na Região Centro, venceu o Prémio mundial HVAC World Students Competition, que decorreu na cidade de Pyeonchang, na Coreia do Sul.

Esta competição é uma organização conjunta de várias associações de AVAC, a nível mundial, iniciada em 2013, em que participam as seguintes entidades: ASHRAE, dos Estados Unidos da América; CAHVAC, da China, ISHRAE, da Índia, REHVA, da Europa, SAREK, da Coreia do Sul e SHASE, do Japão.

O aluno de doutoramento no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), foi o representante da Europa nesta prestigiada competição, depois de ter vencido anteriormente a competição nacional organizada pela Ordem dos Engenheiros (promovido pela Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização, em parceria com o ASHRAE Portugal Chapter e a Secção Portuguesa da REHVA, ) e a competição europeia, organizada pela REHVA no passado mês de maio, em Istambul.

O trabalho de João Mota teve por base a sua dissertação de mestrado, realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica, na especialidade de Energia e Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.  

Correspondeu à otimização acústica de uma viseira com vedação aerodinâmica para profissionais de saúde, desenvolvida no projeto VV4MC, do qual fizeram parte o DEM, a Faculdade de Medicina da UC, a ADAI e a empresa SET S.A. do grupo Iberomoldes.

]]>
Aluno de doutoramento de Engenharia Mecânica vence HVAC World Students Competition2024-06-28
Projeto de Regulamento de Funcionamento do Conselho de Supervisão da Ordem dos Engenheiros | Consulta Públicahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/projeto-de-regulamento-de-funcionamento-do-conselho-de-supervisao-da-ordem-dos-engenheiros-consulta-publica/O Regulamento de Funcionamento do Conselho de Supervisão da Ordem dos Engenheiros decorre da entrada em vigor da Lei n.º 11/2024, de 19 de janeiro, que procede à alteração ao Estatuto da Ordem dos Engenheiros.

A competência para a elaboração e concomitante verificação da conformidade legal e estatutária do Regulamento de Funcionamento do Conselho de Supervisão, de acordo com o n.º 1 do artigo 130.º do EOE, pertence ao próprio órgão, sendo posteriormente aprovado pela Assembleia de Representantes.

A presente versão está acessível no portal da Ordem dos Engenheiros para efeito de recolha de sugestões no âmbito de consulta pública, facto que é também objeto de divulgação no Diário da República, 2.ª série, e cujos contributos podem ser enviados para o endereço eletrónico: consultapublica@oep.pt.

Consulte aqui o projeto de Regulamento »»
]]>
Projeto de Regulamento de Funcionamento do Conselho de Supervisão da Ordem dos Engenheiros | Consulta Pública2024-06-28
Projeto de Regulamento de Remunerações dos Órgãos Sociais da Ordem dos Engenheiros | Consulta Públicahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/projeto-de-regulamento-de-remuneracoes-dos-orgaos-sociais-da-ordem-dos-engenheiros-consulta-publica/
O Regulamento de Remunerações dos Órgãos Sociais, previsto no artigo 125.º do EOE, visa estabelecer, nos termos da alteração ao EOE promovida pela Lei n.º 11/2024, de 19 de janeiro, o regime de remuneração do provedor dos destinatários dos serviços e do "exercício de funções nos demais órgãos da Ordem que pode ser remunerado em função do volume de trabalho”.

Entende-se, ao abrigo do previsto no artigo 125.º do EOE, e do volume de trabalho inerente, que doravante, não só o cargo de Bastonário está sujeito a remuneração, mas também, o cargo de Provedor, e sempre que se justifique e em dimensão adequada, os cargos de Vice-presidentes Nacionais e de Presidentes de Conselhos Diretivos Regionais.  Admite-se também a criação de senhas de presença para os membros da Assembleia de Representantes, aquando da realização das respetivas reuniões de Assembleia e sempre que se confirmarem as suas presenças na totalidade do evento.

A presente versão estará patente no portal da Ordem dos Engenheiros para efeito de recolha de comentários no âmbito de consulta pública, facto que é também objeto de divulgação no Diário da República, 2.ª série, e cujos contributos podem ser enviados para o endereço eletrónico: consultapublica@oep.pt.


Consulte aqui o projeto de Regulamento »»]]>
Projeto de Regulamento de Remunerações dos Órgãos Sociais da Ordem dos Engenheiros | Consulta Pública2024-06-28
Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2024https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/premio-inovacao-jovem-engenheiro-2024/

Encontram-se abertas, até ao próximo dia 31 de dezembro, as candidaturas à 34ª edição do Prémio Inovação Jovem Engenheiro - PIJE 2024, iniciativa promovida, desde 1990, pelo Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

O Prémio tem como objetivo galardoar os trabalhos que se evidenciem pelo seu carácter inovador e aplicabilidade prática.

Os membros até 35 anos, inscritos na OE em qualquer das suas Regiões, são convidados a apresentar os seus trabalhos para candidatura ao Prémio.

Esta é a oportunidade para os Jovens Engenheiros apresentarem trabalhos inovadores, diferenciadores, e partilhar o seu conhecimento, deixando a sua marca na engenharia.

Para mais informações: https://pije.ordemengenheiros.pt/pt/
]]>
Prémio Inovação Jovem Engenheiro 20242024-06-27
Serviços da Região Madeira encerrados no dia 28 de junhohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/servicos-da-regiao-madeira-encerrados-no-dia-28-de-junho/






Os serviços da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros estarão encerrados no dia 28 de junho, o dia todo, por motivos de apoio à Conferência "Observação da Terra para a Região da Madeira" organizada em parceria com a Agência Espacial Portuguesa.
]]>
Serviços da Região Madeira encerrados no dia 28 de junho2024-06-27
Futuro da habitação em destaque na Ordemhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/futuro-da-habitacao-em-destaque-na-ordem/


O Código da Construção, a revisão do Simplex e a revisão da Lei dos Solos foram os três grandes objetivos para os próximos 30 dias elencados por Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e da Habitação, durante o jantar-debate "Que habitação para Portugal” que ontem teve lugar na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE), em Lisboa.

O Governante recordou ainda as principais medidas que integram o programa "Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação”, delineado para a presente legislatura, avançando com a necessidade de envolvimento de mais profissionais qualificados, engenheiros e arquitetos, bem como de todos os parceiros que possam apoiar o país a enfrentar o problema da habitação com determinação. 

Miguel Pinto Luz reconheceu, igualmente, as dificuldades sentidas pelo setor no que respeita à contratação de mão de obra qualificada, em resultado do movimento emigratório de quadros qualificados e de recursos humanos especializados verificado nos últimos anos, constatação recorrentemente apontada pela OE e também ontem sublinhada pelo Bastonário Fernando de Almeida Santos na sua intervenção.

A essência das afirmações e preocupações manifestadas por estes dois responsáveis foi corroborada pelo orador da noite, Fernando Santo, Bastonário desta Ordem Profissional entre 2004 e 2010 e especialista em habitação. Fernando Santo percorreu a história da habitação em Portugal, referindo-se, nomeadamente, aos vários programas de exceção assumidos em cada momento pela administração pública quando em causa esteve a dotação do País com habitação digna para a população, assim como à legislação e regulamentação do setor, que, na sua versão atual, lhe valeram fortes críticas.
"As casas construídas em Portugal são todas para pessoas ricas”, referindo-se às exigências técnicas que a legislação impõe aos promotores imobiliários, o que resulta em habitações com valores muito acima do que os portugueses, na sua maioria, podem pagar. De acordo com o orador, é sobretudo neste ponto que reside o problema maior da habitação em Portugal: os custos.

Dirigindo-se aos participantes, em grande parte líderes de grandes empresas de construção, de associações empresariais, engenheiros e arquitetos, Fernando Santo lançou o desafio de organização de um movimento com origem na sociedade civil, que contribua para refletir sobre os problemas mais graves do setor na atualidade e apontar soluções objetivas com vista à possibilidade de construção de habitação para quem dela necessita, movimento que apelidou de "ativistas da habitação”.

Este jantar-debate inseriu-se num ciclo de jantares promovido pelo Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros, que tem como convidados personalidades de referência da Sociedade portuguesa, para apresentação e discussão de temas da atualidade e de interesse transversal para os Engenheiros.

]]>
Futuro da habitação em destaque na Ordem2024-06-26
Coruche foi palco das Soluções em Cortiça para o Setor da Construçãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/coruche-foi-palco-das-solucoes-em-cortica-para-o-setor-da-construcao/


O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais promoveu, no passado dia 6 de junho, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche, a Conferência e Visita Técnica alusivas ao tema "Soluções em Cortiça para o Setor da Construção: Inovação e Sustentabilidade”, e proporcionou uma visita técnica à Fábrica Amorim Isolamentos, em Vendas Novas.



Após visita ao icónico edifício do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, a abertura da sessão esteve a cargo de Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, e Luís Pereira, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais.

Considerando a importância deste tipo de material ao nível de isolamentos térmicos e acústicos, sistemas de fachadas, revestimentos naturais de tetos e pavimentos, a conferência teve como objetivo conhecer as soluções que, propostas pela Saint-Gobain ao mercado português, contribuem para o objetivo de melhoria do desempenho dos edifícios, novos ou a reabilitar, nos vetores Sustentabilidade e Eficiência Energética.




Após as intervenções de Vasco Pereira, Diretor da Academia Saint-Gobain; Carlos Manuel Silva, Diretor Geral da Amorim Isolamentos e Cristina Veríssimo, Professora na Universidade Dalhousie, no Canadá, seguiu-se o debate moderado por Alexandre Baltazar Pinto, vogal do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais.

Na parte da tarde, a Amorim Isolamentos, empresa líder no desenvolvimento de aglomerados de isolamento de cortiça, deu a conhecer as metodologias de desenvolvimento do material, tendo em vista a preservação dos recursos naturais e a proteção do meio ambiente, com visita técnica à sua unidade fabril em Vendas Novas.


]]>
Coruche foi palco das Soluções em Cortiça para o Setor da Construção2024-06-26
Ordem dos Engenheiros é parceira institucional do workshop "Sistemas Geotérmicos à escala urbana: do planeamento estratégico à execução"https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-e-parceira-institucional-do-workshop-sistemas-geotermicos-a-escala-urbana-do-planeamento-estrategico-a-execucao/


A Ordem dos Engenheiros é parceira institucional do workshop "Sistemas Geotérmicos à escala urbana: do planeamento estratégico à execução", organizado pelo Projeto GeoSustained, a realizar no próximo dia 19 de julho, no Fórum Lisboa.

O evento abordará aspetos relacionados com as necessidades de aquecimento e arrefecimento nas cidades futuras e os aspetos a considerar na avaliação da viabilidade e implementação destas soluções para climatização urbana. 

Mais informações aqui

]]>
Ordem dos Engenheiros é parceira institucional do workshop "Sistemas Geotérmicos à escala urbana: do planeamento estratégico à execução"2024-06-25
Workshop Nanotecnologias - Partilha de Projetoshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/workshop-nanotecnologias-partilha-de-projetos/
Consulte o Programa deste evento.

Inscrições: Já disponíveis no SiGOE.

]]>
Workshop Nanotecnologias - Partilha de Projetos2024-06-25
Visita Técnica ao Centro de Estudos Vitivinícolas do Dãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/visita-tecnica-ao-centro-de-estudos-vitivinicolas-do-dao/O Colégio de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros da Região Centro irá realizar, no próximo dia 6 de julho, uma visita técnica ao Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão - Polo de Inovação de Nelas.

Um dia com as Castas Esquecidas do Dão

A Região do Dão, uma das regiões demarcadas mais antiga de Portugal, é reconhecida pela excelência dos seus vinhos onde as castas tintas Touriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz e Alfrocheiro, e as castas brancas Encruzado e Malvasia Final assumem hoje um papel preponderante.

Mas a diversidade de casta da Região do Dão é significativamente mais vasta. Outras castas tintas, como o Camarate, o Monvedro, o Alvarelhão, a Tinta Carvalha, a Malvasia Preta e a Baga, e outras brancas, como o  Barcelo, a Malvasia Rei, a Branda, a Uva Cão, o Rabo de Ovelha, o Terrantez e o Tamarez, fazem também parte deste riquíssimo património que conseguiu vencer a erosão do tempo e chegar até aos nossos dias.

Graças ao importante trabalho de prospecção e conservação realizado pelo Centro de Estudos Vitivinícolas de Dão, em colaboração com a PORVID,  esta diversidade encontra-se preservada, disponível para ser estudada e usada pelos produtores na produção de vinho.
Na vinha varietal do Centro de Estudos, onde se encontram instaladas 91 castas, é possível observar estas e outras castas, conhecer as suas características e contactar com a enorme diversidade da espécie Vitis Vinifera L.

Venha conhecer este património; Venha apreciar os vinhos que nos oferece; Venha passar "Um Dia com as Castas Esquecidas do Dão".

Programa

08h30 | Saída de Coimbra em autocarro (para participantes da região de Coimbra).

10h00 | Início da Visita ao Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão-Polo de Inovação de Nelas e à sua vinha varietal acompanhada pela Engenheira Agrónoma Vanda Pedroso.

12h30 | Prova de Vinhos monovarietais de "Castas Esquecidas" produzidos pela Lusovini, comentada pela enóloga Sónia Martins.

13h30 | Almoço acompanhado com vinho do Dão.

Inscrições: Balcão Único - SiGOE.
]]>
Visita Técnica ao Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão2024-06-25
EduGrowth 24 - Novos Desafios para o Ensino da Engenhariahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/edugrowth-24-novos-desafios-para-o-ensino-da-engenharia/O BEST Coimbra e a Ordem dos Engenheiros - Região Centro têm o prazer de anunciar o EduGrowth '24, evento que irá acontecer no próximo dia 3 de julho. Envolvendo os Colégios da Especialidade da Ordem dos Engenheiros, a Universidade de Coimbra e o Tecido Empresarial, este evento pretende criar um "think-tank” para identificar oportunidades de melhoria dos conteúdos pedagógicos dos diferentes cursos de engenharia.

Data: 3 de Julho

Local: Auditório da Ordem dos Engenheiros - Região Centro

AGENDA

14h30 | Abertura
Reitoria da Universidade de Coimbra
Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros da Região Centro
BEST Coimbra

15h00 | Grupos de Reflexão

16h30 | Coffee Break

17h00 | Painel Dinamizador
Reitoria da Universidade de Coimbra
Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros da Região Centro
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
BEST Coimbra

17h30 | Encerramento
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

18h00 | Hub Coffee

Inscrições: Obrigatórias por email (solange@centro.oep.pt) ou no SIGOE.

]]>
EduGrowth 24 - Novos Desafios para o Ensino da Engenharia2024-06-25
Seminário internacional | Mobilidade transnacional de trabalhadores no setor da construçãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/seminario-internacional-mobilidade-transnacional-de-trabalhadores-no-setor-da-construcao/

A Ordem dos Engenheiros associa-se, enquanto parceiro institucional, ao Seminário internacional "Mobilidade transnacional de trabalhadores no setor da construção", organizado pela Autoridade Europeia do Trabalho (ELA), pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho . Esta iniciativa decorrerá em Guimarães, de 9 a 10 de julho, e contará com um conjunto vasto de reputados oradores nacionais e internacionais. 

Mais informações aqui.



]]>
Seminário internacional | Mobilidade transnacional de trabalhadores no setor da construção2024-06-25
Declarações de Fernando de Almeida Santos sobre o prazo de execução do NALhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/declaracoes-de-fernando-de-almeida-santos-sobre-o-prazo-de-execucao-do-nal/


É possível construir o Novo Aeroporto de Lisboa até 2030? 

Conheça a opinião do Bastonário na RTP.
Consulte aqui as declarações »»
]]>
Declarações de Fernando de Almeida Santos sobre o prazo de execução do NAL2024-06-24
Almoço-tertúlia "Há Diversidade, Há Engenharia" debate o papel das mulheres na áreahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/almoco-tertulia-ha-diversidade-ha-engenharia-debate-o-papel-das-mulheres-na-area/





Lisboa, 24 de junho de 2024 - O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE), em conjunto com o Conselho Diretivo da Região Norte, organizou no passado dia 21 de junho um almoço-tertúlia subordinado ao tema "Há Diversidade, Há Engenharia". O evento, que decorreu no restaurante Chá Clube, no Porto, e que contou com a participação de Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da Ordem, e de Bento Aires, Presidente da Região Norte da OE, integrou a programação do Ano OE para a Igualdade de Género na Engenharia e reuniu profissionais da área para debater boas práticas organizacionais e empresariais em matéria de diversidade.

A iniciativa contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro, que salientou a importância de tais eventos para "contribuir para a inovação e diversidade de género". "Não se trata apenas de uma questão de igualdade de género, mas sim de progresso contínuo na jornada de integração de mulheres engenheiras na sociedade", afirmou.

Durante a mesa-redonda moderada pela Comissária do Ano para a Igualdade de Género na Engenharia, Ondina Afonso, as oradoras partilharam suas experiências e perspetivas sobre os desafios e oportunidades que enfrentam nas suas áreas.
Benedita Martins, CEO da Conduril, destacou a dificuldade na contratação de profissionais especializados, motivo pelo qual a empresa implementou medidas como seguro de saúde e vida, teletrabalho para funções administrativas, entre outras, para atrair e reter talentos.

Carla Melo, CEO da Roudolph Arié, ressaltou os desafios específicos da empresa, que atua na área da cosmética seletiva, onde o número de candidatas do sexo feminino é superior ao masculino. Destacou ainda que, no seu caso pessoal, o facto de ser Engenheira lhe permitiu obter muitas ferramentas de gestão que hoje lhe permitem liderar com sucesso as inúmeras equipas do Grupo.

Isabel Braga da Cruz, Pró-reitora da UCP - Porto, enfatizou o compromisso da Universidade com a igualdade de género, evidenciado pelo equilíbrio de quotas, inclusive com mais homens do que mulheres em alguns cursos. A presença de uma Reitora à frente da instituição também é vista como um fator positivo para a promoção da igualdade.

Liliana Ferreira, Diretora da Fraunhover Research Center, destacou que a empresa possui um número predominante de investigadores homens, enquanto na administração há um equilíbrio entre os géneros, referiu ainda que é preciso combater o estigma de que as matemáticas e a Engenharia são para homens.

O evento encerrou com a intervenção de Maria João Correia, Vice-presidente da Região Norte, e de Ana Teodoro, igualmente membro do Conselho Diretivo deste Região.
A realização do almoço-tertúlia "Há Diversidade, Há Engenharia" reforça o compromisso da OE com a promoção da igualdade de género na área da engenharia. A iniciativa, que integra o Ano OE para a Igualdade de Género na Engenharia, visa impulsionar a participação das mulheres na área e garantir a sua presença em todas as esferas da atividade da OE.

As ações da OE para promover a igualdade de género incluem a dinamização da representação de mulheres em órgãos de gestão, a conciliação entre a vida profissional e familiar, a prevenção do assédio moral e sexual e o combate à discriminação com base no género.

]]>
Almoço-tertúlia "Há Diversidade, Há Engenharia" debate o papel das mulheres na área2024-06-24