Ordem dos Engenheiros aprova Política para a Igualdade de Género

24 de Julho de 2024 | Geral

O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros definiu um conjunto de diretrizes que permitem promover a igualdade de género e o respeito pela diversidade em todos os aspetos da organização. Os principais pressupostos desta política são:

1. Compromisso ativo com a Igualdade de Género: criação de um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado através da implementação de práticas que promovam oportunidades iguais para todos os géneros.

2. Formação e Consciencialização: Promover programas de formação e consciencialização sobre igualdade de género para todas as pessoas que trabalham na Ordem dos Engenheiros, incluindo as lideranças e o Conselho Diretivo Nacional.

3. Recrutamento justo e Progressão na carreira: Implementar processos de recrutamento justos e transparentes, bem como medidas de progressão na carreira que garantam igualdade de oportunidades.

4. Equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e familiar: Implementar medidas que promovam o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e familiar das pessoas que trabalham na Ordem dos Engenheiros.

5. Práticas salariais igualitárias e transparentes: Assegurar a igualdade salarial para as mesmas funções e eliminar quaisquer disparidades que não sejam baseadas em mérito ou desempenho.

6. Mecanismos de Denúncia: Estabelecer e manter um sistema claro e acessível para denunciar casos de discriminação e assédio de género, bem como para apoio às vítimas de tais incidentes.

7. Monitorização e Avaliação das Políticas de Igualdade de Género através da recolha e análise de dados por género, realização de avaliações da satisfação das/os trabalhadoras/es da Ordem dos Engenheiros e a revisão regular das políticas implementadas.

8. Comunicação transparente e inclusiva: Manter uma comunicação clara e aberta sobre as políticas e práticas de igualdade de género assim como adotar uma linguagem inclusiva em toda a estrutura da Ordem dos Engenheiros.

9. Colaborações e Parcerias: Promover iniciativas em conjunto com outras organizações e instituições públicas e privadas que trabalhem o tema da igualdade de género.

A incorporação destes princípios na dinâmica da Ordem dos Engenheiras permitirá liderar pelo exemplo na promoção da igualdade de género em contexto profissional.

Consulte aqui o documento