Visita Técnica: Parque Fotovoltaico do Loiral

09 de Julho de 2024 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2024, uma Visita Técnica ao Parque Fotovoltaico do Loiral.

A iniciativa decorreu no dia 6 de julho e contou com a presença de colegas que, aproveitando o período estival, decidiram deslocar-se a uma zona alta da Madeira e passar uma manhã de sábado diferente.

Com esta iniciativa, pretendeu-se elucidar os Membros do Colégio sobre a tecnologia dos painéis fotovoltaicos que serão, cada vez mais, fundamentais para a descarbonização da economia.

O Parque Fotovoltaico do Loiral é uma Central Solar constituída por 32.000 painéis, com potências de pico nominais de 225 W. Os 32.000 painéis estão ligados a três inversores com potência máxima de 2,4 MW.

Cada inversor é constituído por quatro máquinas de 600 kW, que funcionam numa configuração Master-Slave. Esta configuração, onde existe um barramento DC comum, permite manter as máquinas no seu ponto ótimo de funcionamento.

O Parque Fotovoltaico foi o primeiro na Europa a ser construído em montanha, num plano inclinado, tendo sido desenvolvidas estruturas de suporte especificas para o efeito.

Após dez anos de funcionamento a degradação da central é inferior a 0,5%/ano o que representa um valor inferior à expectativa inicial em cerca de 50%. Para esta boa performance contribuem os procedimentos de O&M, especificamente desenhados para esta central, neste local, com espectro solar, temperatura e radiação específicas.

O Colégio de Engenharia Eletrotécnica agradece toda colaboração do colega Miguel Morgado da empresa EUROSOLAR, que foi responsável pelo projeto e construção do Parque e é atualmente responsável pela sua operação e manutenção.

O colega Miguel Morgado chamou a atenção de todos os Membros do Colégio presentes para pormenores de projeto e construção muito específicos que, todos somados, contribuem para a longevidade e para o bom desempenho do Parque Fotovoltaico.

Até ao final do mandato, o Conselho Regional do Colégio continuará a trabalhar para que a Ordem seja um local privilegiado de encontro de toda a comunidade.