A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Mecânica promoveu uma visita técnica ao navio N/M Lobo Marinho (IMO: 9267390) da empresa Grupo Sousa, no passado dia 20 de novembro, no porto do Funchal, que contou com 17 participantes. Os colegas foram recebidos pelo Comandante Paulo Batista - N/M Lobo Marinho, pelo Coordenador da visita do Grupo Sousa – Eng. João Dionísio Sousa e pelo Diretor Técnico/PD/OPC – Eng. Valter Lopes da Steermar - Shipmanagement Services, responsável pela gestão integral de todos os navios próprios do Grupo Sousa, na gestão técnica, manutenção e reparação, da certificação dos navios no âmbito da Sociedade Classificadora e Estatutária e da gestão e recrutamento de tripulações. Nesta visita os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as características técnicas do navio, o sistema de navegação na ponte de comando, os sistemas de segurança, os sistemas propulsores, os equipamentos de controlo de combustíveis, os sistemas de produção de energia elétrica, os sistemas AVAC e restantes equipamentos fundamentais para garantir a segurança, a operação, o conforto dos passageiros/tripulantes do navio e consequentemente a certificação do navio para navegabilidade. Adicionalmente e tendo em conta os desafios ambientais, a partir do dia 1 de janeiro de 2020, no limite máximo para as emissões de enxofre no transporte marítimo, resultado do consumo de combustíveis fosseis, determinado pela International Maritime Organization (IMO), o Grupo Sousa estudou previamente outras formas de assegurar o seu cumprimento, nomeadamente a instalação de scrubbers (catalisadores) ou o retrofitting dos navios para GNL (Gás Natural Liquefeito), soluções que foram afastadas, tendo-se optado pela utilização de combustível com baixo teor de enxofre (VLSFO). Características do Navio: 1 - O Lobo Marinho é um navio RO-RO de passageiros, que liga diariamente a ilha da Madeira à ilha do Porto Santo Bandeira: Portuguesa Porto registo: Madeira Indicativo chamada: CQTW Nº IMO: 9267390 Construção: Viana do Castelo - 2002 Classe: DNV-GL 100 A5 / Passenger ship RO-RO ship DG Comprimento fora a fora: 112,00 m Comprimento pp: 99,59 m Boca: 20,00 m Calado máximo: 5,00 m Tonelagem bruta: 8072 t Tonelagem liquida: 2421 t Porte: 1590 t Passageiros: 1153 (16 Tripulantes + Hotel Staff) Sistema de Propulsão: 2 Diesel Caterpillar / Tipo MAK16M32C Potência: 2 x 8000 KW - 750rpm Geradores: 2 Diesel Volvo Penta D49AMS + 1 Mitsubishi / 3 x 1110KW - 1500rpm Gerador emergência: 1 Volvo Penta - TAMD165A Bowthruster: 1 x Lips 500 Kw Estabilizadores: 2 Rolls Royce Consumo: 2 ton/hora Velocidade máxima / serviço: 21,0 nós / 18,5 nós 1 Rampa à popa: TTS |