Rotas do Talento levam Ordem dos Engenheiros à Siemens

13 de Maio de 2024 | Geral

No dia 13 de maio, a Siemens Portugal recebeu as "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento - Rotas do Talento”.

Pela manhã, uma comitiva da Ordem dos Engenheiros, liderada pelo Bastonário, Fernando de Almeida Santos, visitou em Corroios, a Fábrica da Siemens.

Esta é a única fábrica da Siemens a laborar em Portugal. Foi escolhida para produzir a nova geração de carregadores elétricos da empresa, reforçando a sua aposta na mobilidade elétrica, este que é um mercado em expansão a nível mundial.

Mais do que produção, trata-se de um ecossistema integrado de mobilidade.

Uma das razões para Portugal ter sido escolhido para a produção destes carregadores foi o sistema de gestão associado ter sido desenvolvido pelo Centro de Competências de e-Bus da Siemens, que está sediado no país, com as inerentes vantagens associadas a ter o centro de Investigação & Desenvolvimento próximo da cadeia de produção.

Daqui são exportados equipamentos para todo o mundo, com exceção de EUA e China.

A Ordem dos Engenheiros e a Siemens assinaram nessa tarde 4 protocolos.

Estes protocolos têm por objetivo o desenvolvimento de iniciativas conjuntas, bem como a integração dos profissionais que trabalham na Siemens na Ordem dos Engenheiros

Fernando Silva, CEO da Siemens Portugal e Fernando de Almeida Santos, Bastonário da OE, participaram numa sessão de perguntas e respostas, onde foram abordadas questões pertinentes relativas à cooperação entre as duas entidades, seguiu-se uma visita pelo espaço.

A Siemens tem marcado o desenvolvimento das infraestruturas em Portugal nas áreas da energia, indústria, mobilidade e tecnologias para edifícios, exporta cerca de 60% do que faz em Portugal e conta com 3900 trabalhadores.