Qualidade da Prestação de Serviços de Manutenção: um novo paradigma discutido na Região Sul

24 de Maio de 2024 | Engenharia Mecânica

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros, em parceria com a APMI (Associação Portuguesa de Manutenção e Gestão de Ativos), realizou no dia 20 de maio, no auditório da Região Sul  da Ordem dos Engenheiros, um Seminário subordinado ao tema "Qualidade da Prestação de Serviços de Manutenção: um novo paradigma”.

O Seminário contou com uma mesa composta pelo Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica, José Sobral, pelo Presidente da Direção da APMI, Diogo Brito Nunes e os oradores convidados, Pedro Rompante (CT 94), Maria do Rosário (TDGI) e David Cruz (Real Companhia Velha). Estiveram também presentes na sala cerca de três dezenas de Membros da Ordem e Associados da APMI.

O tema centrou-se à volta da prestação de serviços de manutenção, correspondendo ao aumento das exigências relativas à otimização de custos e disponibilidade das instalações, levando a que seja encontrado um equilíbrio entre os constrangimentos orçamentais reclamados pelos gestores, e a qualidade de serviço esperado pelos utilizadores dos ativos dessas instalações.

Após uma breve introdução ao tema, realizaram-se três apresentações, tendo como foco a recente norma NP 4492, publicada em novembro de 2023, que permite a uma empresa ter  a excelência na sua atividade, assim como a sua certificação, contemplando desta forma os aspetos que são relevantes para a qualidade do serviço, quando cumpridos os requisitos para a prestação de serviços de manutenção. A visão diversificada sobre o tema, dada por quem participou na elaboração da norma, por quem que presta serviços de manutenção e por quem que contrata esses serviços permitiu ter uma ideia clara da importância dos requisitos constantes neste documento. Através do cumprimento desses requisitos, as organizações prestadoras de serviços de manutenção elevam os níveis de confiança, credibilidade e garantem uma melhoria na qualidade dos serviços prestados.

A sessão seguiu com um espaço de debate participado, com questões colocadas aos oradores e alguns comentários sobre o tema.