OERS acolheu as Edições 23 e 24 da Sessão Pública de Partilha de Conhecimento do CursoBIM

15 de Julho de 2024 | Geral

Nos dias 7 e 21 de junho, o auditório da OERS acolheu a 23ª e a 24ª Edição da Sessão Pública de Partilha de Conhecimento do CursoBIM. Esta sessão, apoiada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, em colaboração com o Conselho Diretivo da Região Sul, teve transmissão online e contou, mais uma vez, com uma significativa adesão dos membros e outros interessados.

Conforme já tem vindo a ser habitual, as sessões de partilha de conhecimento do CursoBIM contam com a participação de oradores convidados em temáticas de relevo no contexto BIM. Os oradores têm sido ex-formandos do Curso, situação que se manteve nas edições 23 e 24. Nestas edições, as palestras dos convidados foram muito transversais e muito interessantes como habitual, cobrindo temáticas de relevo para o setor, e tão vastas, como o software, a preparação e gestão de obra, a construção industrializada e a sustentabilidade. Elencam-se os oradores convidados por ordem cronológica das respetivas participações:

"A criação da ZUMER, uma startup de software para BIM". (brevemente)
Ricardo Pontes Resende e Tiago Costa, da ZUMER

"Integração do Bim na preparação de obra". (brevemente)
Fábio Araújo, do Grupo ACA

Miguel Pires, da TOPBIM

Marco Pedroso, do CERIS - IST e AECycle

De uma forma geral, os trabalhos finais apresentados pelos alunos mantêm a tendência de maturidade crescente em relação às edições de anos anteriores. Este crescimento de maturidade é naturalmente fruto do grande esforço reconhecido aos formandos na aquisição de novas competências, mas também à crescente quantidade e qualidade de normalização e documentação disponível para materialização das metodologias BIM.
Mais uma vez, os membros manifestaram um forte interesse nos trabalhos apresentados, observando-se perto de 150 participantes nas duas sessões realizadas.

Assista abaixo à gravação da 23ª Edição da Sessão Pública de Partilha de Conhecimento do CursoBIM

Assista abaixo à gravação da 24ª Edição da Sessão Pública de Partilha de Conhecimento do CursoBIM