Faleceu o Eng.º António Gonçalves da Costa

26 de Agosto de 2024 | Geral

Natural da Ilha da Madeira, onde nasceu a 21 de julho de 1932, concluiu a sua licenciatura em Engenharia Civil em 1960, no Instituto Superior Técnico.

Era Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e foi membro fundador aquando da criação da Secção Regional da Madeira, em 1986.

O Engenheiro António Gonçalves da Costa fez parte dos Órgãos Diretivos da Secção Regional da Madeira, sendo Vogal do Conselho Disciplinar, cargo que ocupou entre 1995 e 1998.

Iniciou a sua carreira em 1960, na Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal e teve uma longa carreira dedicada ao sector público e privado.

Em 1966 é nomeado Chefe do Plano de Fomento do Porto Santo com a Direção das Obras Públicas.

Em 1969 é nomeado Chefe de Serviço das Estradas Nacionais do Distrito Autónomo do Funchal.

Em 1980 é nomeado Diretor de Serviço do Gabinete de Estudos e Planeamento da Secretaria Regional do Equipamento Social.

Em 1985 é nomeado Diretor Regional do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC).

Foi publicamente louvado em Conselho de Governo do dia 11 de janeiro de 2001, por motivo de aposentação, pela elevada qualidade dos serviços prestados, dedicação, zelo e competência, enquanto Diretor do LREC, como também durante toda a sua carreira no sector público da RAM.

A 1 de Julho de 2007, Dia da Região, foi agraciado com o cordão de Insígnia Autonómica de Bons Serviços prestados à Região Autónoma da Madeira.

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros reconhecendo a disponibilidade e colaboração que o Eng.º António Gonçalves da Costa sempre dedicou à sua associação profissional, apresenta à família sentidas condolências.