Coruche foi palco das Soluções em Cortiça para o Setor da Construção

26 de Junho de 2024 | Geral

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais promoveu, no passado dia 6 de junho, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche, a Conferência e Visita Técnica alusivas ao tema "Soluções em Cortiça para o Setor da Construção: Inovação e Sustentabilidade”, e proporcionou uma visita técnica à Fábrica Amorim Isolamentos, em Vendas Novas.

Após visita ao icónico edifício do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, a abertura da sessão esteve a cargo de Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, e Luís Pereira, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais.

Considerando a importância deste tipo de material ao nível de isolamentos térmicos e acústicos, sistemas de fachadas, revestimentos naturais de tetos e pavimentos, a conferência teve como objetivo conhecer as soluções que, propostas pela Saint-Gobain ao mercado português, contribuem para o objetivo de melhoria do desempenho dos edifícios, novos ou a reabilitar, nos vetores Sustentabilidade e Eficiência Energética.

Após as intervenções de Vasco Pereira, Diretor da Academia Saint-Gobain; Carlos Manuel Silva, Diretor Geral da Amorim Isolamentos e Cristina Veríssimo, Professora na Universidade Dalhousie, no Canadá, seguiu-se o debate moderado por Alexandre Baltazar Pinto, vogal do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais.

Na parte da tarde, a Amorim Isolamentos, empresa líder no desenvolvimento de aglomerados de isolamento de cortiça, deu a conhecer as metodologias de desenvolvimento do material, tendo em vista a preservação dos recursos naturais e a proteção do meio ambiente, com visita técnica à sua unidade fabril em Vendas Novas.