Conferência sobre Digitalização e Inteligência Artificial na Engenharia Civil

01 de Julho de 2024 | Engenharia Civil

No dia 20 de junho, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil organizou uma conferência sobre o tema "Digitalização e Inteligência Artificial na Engenharia Civil”, que contou com os oradores João Gomes Ferreira, Professor Catedrático de Digitalização na Construção e João Fragoso Januário, partner da Stonebrick.
Rita Moura, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul e Maria João Falcão membro do Colégio Regional de Engenharia Civil abriram a sessão.

Nesta sessão foram apresentados os vários campos de aplicação de sistemas digitais, baseados na inteligência artificial, bem como soluções concretas com aplicação prática. Seguiu-se uma mesa redonda onde o foco foi o impacto da inteligência artificial na profissão do Engenheiro Civil. Foi unânime que existem um conjunto de atividades rotineiras nas áreas de projeto, fiscalização e gestão de obra, com um valor acrescentado relativamente baixo, e que, em breve, poderão ser substituídas pela inteligência artificial. No entanto, os sistemas dificilmente substituirão o papel do Engenheiro, que deverá ser reconfigurado para utilizar os sistemas disponíveis, maximizando o valor acrescentado da profissão e contribuindo para o aumento da sua atratividade para os jovens.

O programa contou com uma sessão de perguntas e respostas, que permitiu aos participantes esclarecer dúvidas e aprofundar os conhecimentos sobre os temas discutidos. O encerramento foi feito por Fernando F.S. Pinho, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil e pelo Eng. Carlos Cruz, membro deste Colégio.

Consulte aqui a apresentação.