Cimeira Bilateral Reforça Cooperação entre Ordens dos Engenheiros de Portugal e Angola

05 de Junho de 2024 |

Na passada segunda-feira, 3 de junho, realizou-se em Braga a Cimeira Bilateral entre a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) e a Ordem dos Engenheiros de Angola (OEA), na Delegação Distrital de Braga da OEP. Este encontro sublinhou a histórica cooperação entre as duas associações, destacando os esforços conjuntos em várias áreas.

A reunião evidenciou a implementação eficaz do protocolo de reconhecimento recíproco dos engenheiros portugueses e angolanos, amplamente reconhecido como um exemplo a seguir. Foram também mencionados os diversos eventos realizados em conjunto nos últimos anos e sublinhada a necessidade de novas iniciativas para a capacitação contínua dos engenheiros de ambos os países, nomeadamente nas áreas da Ferrovia, Barragens e Ravinas.

Durante a Cimeira, foi decidida a assinatura de uma adenda ao protocolo de reconhecimento mútuo entre a OEP e a OEA ainda este ano, atualizando os procedimentos existentes. Também foram discutidos vários temas de cooperação futura, destacando-se a participação da Ordem dos Engenheiros de Portugal na Semana de Engenharia Africana, que ocorrerá em setembro.

Além disso, foram abordados temas comuns a desenvolver junto do Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa (CIELP), do qual ambas as associações são membros. A Ordem dos Engenheiros de Angola realizará o 6.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa (CELP) em Luanda, em 2027.

Representando a Ordem dos Engenheiros de Portugal, estiveram presentes o Bastonário, Eng. Fernando de Almeida Santos, os Vice-Presidentes, Eng.ª Lídia Santiago e Eng. Jorge Liça, o Presidente da Região Norte, Eng. Bento Aires, o Secretário-Geral, Eng. Nelson Jerónimo e membros do Gabinete de Relações Internacionais. Da parte da Ordem dos Engenheiros de Angola, participaram o Bastonário, Eng. Augusto Paulino Neto e o Vice-Presidente, Eng. Augusto Baltazar de Almeida , por sua vez em videoconferência.

Esta Cimeira reforça os laços entre as duas ordens e promete continuar a promover a excelência e a colaboração na engenharia portuguesa e angolana.