Bastonário da Ordem dos Engenheiros reúne-se com Colégio de Ingenieros Industriales de Cataluña (EIC) e AQPE - Agency for Qualification of Professional Engineers

28 de Maio de 2024 |

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, reuniu hoje em Barcelona com importantes entidades no âmbito do acordo de reconhecimento internacional bilateral, que permite o reconhecimento do título de Engenheiro Profissional em Espanha ao Engenheiro Sénior da Ordem dos Engenheiros.

Nesta reunião informal, Fernando de Almeida Santos dialogou com os representantes do Colégio de Ingenieros Industriales de Cataluña (EIC) e da AQPE - Agency for Qualification of Professional Engineers, representados pelos engenheiros Pere Homs e Toni Molina, respetivamente.

A reunião focou-se na troca de experiências e na discussão de estratégias para a implementação eficaz deste reconhecimento, visando assegurar altos padrões de qualidade e competência profissional.

Ambas as associações são membros da ENGINET, uma rede que promove o desenvolvimento do reconhecimento profissional de engenheiros na Europa Ocidental. Esta rede é composta por associações de engenheiros de vários países, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda e Reino Unido.

A ENGINET desempenha um papel crucial na harmonização dos critérios de qualificação e na facilitação da mobilidade dos engenheiros dentro da Europa Ocidental.

A reunião em Barcelona representa um reforço no fortalecimento das relações entre as entidades profissionais de engenharia dos dois países, evidenciando um compromisso conjunto com a excelência e a qualificação dos engenheiros, elementos fundamentais para o progresso e a competitividade na Europa. Como resultado desta reunião, ficou acordado que a retribuição da visita a Lisboa, por parte dos engenheiros catalães, está prevista para setembro, no âmbito da ENGINET.