Aluno de doutoramento de Engenharia Mecânica vence HVAC World Students Competition

28 de Junho de 2024 | Geral, Especializações

João Pedro Sousa Mota, membro da Ordem dos Engenheiros da especialidade de Engenharia Mecânica, inscrito na Região Centro, venceu o Prémio mundial HVAC World Students Competition, que decorreu na cidade de Pyeonchang, na Coreia do Sul.

Esta competição é uma organização conjunta de várias associações de AVAC, a nível mundial, iniciada em 2013, em que participam as seguintes entidades: ASHRAE, dos Estados Unidos da América; CAHVAC, da China, ISHRAE, da Índia, REHVA, da Europa, SAREK, da Coreia do Sul e SHASE, do Japão.

O aluno de doutoramento no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), foi o representante da Europa nesta prestigiada competição, depois de ter vencido anteriormente a competição nacional organizada pela Ordem dos Engenheiros (promovido pela Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização, em parceria com o ASHRAE Portugal Chapter e a Secção Portuguesa da REHVA, ) e a competição europeia, organizada pela REHVA no passado mês de maio, em Istambul.

O trabalho de João Mota teve por base a sua dissertação de mestrado, realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica, na especialidade de Energia e Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Correspondeu à otimização acústica de uma viseira com vedação aerodinâmica para profissionais de saúde, desenvolvida no projeto VV4MC, do qual fizeram parte o DEM, a Faculdade de Medicina da UC, a ADAI e a empresa SET S.A. do grupo Iberomoldes.