Almoço-tertúlia "Há Diversidade, Há Engenharia" debate o papel das mulheres na área

24 de Junho de 2024 | Geral

Lisboa, 24 de junho de 2024 - O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE), em conjunto com o Conselho Diretivo da Região Norte, organizou no passado dia 21 de junho um almoço-tertúlia subordinado ao tema "Há Diversidade, Há Engenharia". O evento, que decorreu no restaurante Chá Clube, no Porto, e que contou com a participação de Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da Ordem, e de Bento Aires, Presidente da Região Norte da OE, integrou a programação do Ano OE para a Igualdade de Género na Engenharia e reuniu profissionais da área para debater boas práticas organizacionais e empresariais em matéria de diversidade.

A iniciativa contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro, que salientou a importância de tais eventos para "contribuir para a inovação e diversidade de género". "Não se trata apenas de uma questão de igualdade de género, mas sim de progresso contínuo na jornada de integração de mulheres engenheiras na sociedade", afirmou.

Durante a mesa-redonda moderada pela Comissária do Ano para a Igualdade de Género na Engenharia, Ondina Afonso, as oradoras partilharam suas experiências e perspetivas sobre os desafios e oportunidades que enfrentam nas suas áreas.
Benedita Martins, CEO da Conduril, destacou a dificuldade na contratação de profissionais especializados, motivo pelo qual a empresa implementou medidas como seguro de saúde e vida, teletrabalho para funções administrativas, entre outras, para atrair e reter talentos.

Carla Melo, CEO da Roudolph Arié, ressaltou os desafios específicos da empresa, que atua na área da cosmética seletiva, onde o número de candidatas do sexo feminino é superior ao masculino. Destacou ainda que, no seu caso pessoal, o facto de ser Engenheira lhe permitiu obter muitas ferramentas de gestão que hoje lhe permitem liderar com sucesso as inúmeras equipas do Grupo.

Isabel Braga da Cruz, Pró-reitora da UCP - Porto, enfatizou o compromisso da Universidade com a igualdade de género, evidenciado pelo equilíbrio de quotas, inclusive com mais homens do que mulheres em alguns cursos. A presença de uma Reitora à frente da instituição também é vista como um fator positivo para a promoção da igualdade.

Liliana Ferreira, Diretora da Fraunhover Research Center, destacou que a empresa possui um número predominante de investigadores homens, enquanto na administração há um equilíbrio entre os géneros, referiu ainda que é preciso combater o estigma de que as matemáticas e a Engenharia são para homens.

O evento encerrou com a intervenção de Maria João Correia, Vice-presidente da Região Norte, e de Ana Teodoro, igualmente membro do Conselho Diretivo deste Região.
A realização do almoço-tertúlia "Há Diversidade, Há Engenharia" reforça o compromisso da OE com a promoção da igualdade de género na área da engenharia. A iniciativa, que integra o Ano OE para a Igualdade de Género na Engenharia, visa impulsionar a participação das mulheres na área e garantir a sua presença em todas as esferas da atividade da OE.

As ações da OE para promover a igualdade de género incluem a dinamização da representação de mulheres em órgãos de gestão, a conciliação entre a vida profissional e familiar, a prevenção do assédio moral e sexual e o combate à discriminação com base no género.