1º aniversário do Pólo de Sines

24 de Junho de 2024 |

As comemorações do 1º aniversário do Pólo de Sines decorreram nos dias 22 e 23 de junho, em Sines.

O programa teve início com a sessão solene, no Centro de Artes de Sines. André Vilelas, Coordenador do Pólo de Sines, abriu a sessão e fez uma breve apresentação da atividade desenvolvida neste primeiro ano e do plano de atividades em curso para 2024.

Foi assinado um memorando de entendimento entre Ordem dos Engenheiros - Região Sul e o Município de Sines, que reforça a colaboração entre estas duas entidades para o futuro. O presidente da OERS - António Carias de Sousa e o Presidente da Câmara Municipal de Sines - Nuno Mascarenhas, mencionaram a importância desta parceria no âmbito do reforço das competências de Engenharia e na estreita colaboração entre a Ordem dos Engenheiros e o Município de Sines, região que alberga atualmente um crescimento exponencial de investimento a nível nacional nas mais diversas áreas.

Seguiu-se um coffee-break, oferecido pela autarquia, no local da exposição "Sardinha, O sem fim da Pesca do Cerco".

Após a sessão solene, houve uma visita cultural ao Museu de Sines, Casa Vasco da Gama e Fábricas Romanas junto à muralha nascente do Castelo de Sines.
À chegada a São Torpes o grupo brindou com um Porto de Honra, no Restaurante do Luís, onde se seguiu o almoço, com vista para o mar.

O dia terminou com uma visita técnica às instalações do Complexo Petroquímico da Repsol, em Sines. Depois de uma apresentação da empresa e da sua visão para 2030, o grupo visitou a Sala de Controlo do Steam Cracker e as obras de construção do projeto ALBA, no âmbito do qual vão surgir duas fábricas novas, uma de Polipropileno e outra de Polietileno Linear, oportunidade única para ver a montagem de equipamentos de grande porte e onde estão patentes atividades diárias de todas as especialidades de engenharia.

No dia 23, o Torneio de Padel reuniu engenheiros, familiares e amigos no Sines Padel Club, para praticar esta modalidade desportiva e desfrutar do convívio no almoço pós jogo.

Estes dois dias intensos e gratificantes refletiram a força de trabalho, camaradagem e espírito de entreajuda da OERS, com a presença das Delegações Distritais de Faro, Évora, Beja e a recém inaugurada Delegação Distrital de Setúbal.

O Polo de Sines agradece a todos os participantes, nomeadamente à Repsol Polímeros, patrocinador do evento.