fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ordem dos Engenheiros assina protocolo de cooperação com o IESF de França

19 de Julho de 2024 | Geral, Engenharia do Ambiente, Especializações


A Ordem dos Engenheiros e o IESF – Sociedade de Engenheiros e Cientistas de França celebraram um acordo de cooperação no âmbito da Cimeira Bilateral em Paris, numa retribuição a uma visita institucional realizada a Portugal em dezembro último. 

A comitiva portuguesa realizou visitas sobre o projeto do Grand Paris Express, no âmbito dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que se iniciam já na próxima semana. 

Embora este projeto tenha sido, em parte, desenhado com base na realização dos Jogos Olímpicos, os estudos da Société des Grands Projets consideram que este projeto terá um grande impacto a nível social, como é o caso em Saint-Denis – zona da cidade com altos níveis de desemprego em relação ao resto da cidade – acreditando-se que a criação da linha 16 irá multiplicar em sete a acessibilidade a postos de trabalho dos seus residentes.

Neste sentido, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, fez-se acompanhar pelo Presidente do Colégio Nacional de Engenharia do Ambiente, João Pedro Rodrigues, pelo Coordenador da Especialização de Energia, Nuno Afonso Moreira, e pelo Gabinete de Relações Internacionais por forma a discutir várias questões prementes a ambos os países, nomeadamente questões ambientais, os impactos das alterações climáticas, questões energéticas e de descarbonização, e a melhoria da mobilidade urbana.

Nesta ocasião foi também assinado um protocolo de cooperação entre a Ordem dos Engenheiros de Portugal e o IESF com os objetivos de promover o intercâmbio de informação científica e técnica bem como a cooperação entre as duas organizações, servindo assim os interesses e necessidades dos seus membros, bem como dos Engenheiros em geral de ambos os países.

A comitiva francesa foi composta, da parte do IESF, por Bernard Cathelain, Presidente da Associação, e Alain Jouanjus, Membro do Conselho Administrativo. Participaram também três especialistas francesas, Marie-Line Vaiane, atual Secretária-Geral do Conselho Francês de Energia, Anne Falchi, Responsável pela estratégia de energia nuclear na EDF, e Meryem Bem Dhiaf, Especialista em Hidrogénio.



Parceiros Institucionais