dao_62976334066719fad28448.jpg

3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
correio@centro.oep.pt
O Colégio de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros da Região Centro irá realizar, no próximo dia 6 de julho, uma visita técnica ao Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão - Polo de Inovação de Nelas.

Um dia com as Castas Esquecidas do Dão

A Região do Dão, uma das regiões demarcadas mais antiga de Portugal, é reconhecida pela excelência dos seus vinhos onde as castas tintas Touriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz e Alfrocheiro, e as castas brancas Encruzado e Malvasia Final assumem hoje um papel preponderante.

Mas a diversidade de casta da Região do Dão é significativamente mais vasta. Outras castas tintas, como o Camarate, o Monvedro, o Alvarelhão, a Tinta Carvalha, a Malvasia Preta e a Baga, e outras brancas, como o  Barcelo, a Malvasia Rei, a Branda, a Uva Cão, o Rabo de Ovelha, o Terrantez e o Tamarez, fazem também parte deste riquíssimo património que conseguiu vencer a erosão do tempo e chegar até aos nossos dias.

Graças ao importante trabalho de prospecção e conservação realizado pelo Centro de Estudos Vitivinícolas de Dão, em colaboração com a PORVID,  esta diversidade encontra-se preservada, disponível para ser estudada e usada pelos produtores na produção de vinho.
Na vinha varietal do Centro de Estudos, onde se encontram instaladas 91 castas, é possível observar estas e outras castas, conhecer as suas características e contactar com a enorme diversidade da espécie Vitis Vinifera L.

Venha conhecer este património; Venha apreciar os vinhos que nos oferece; Venha passar "Um Dia com as Castas Esquecidas do Dão".

Programa

08h30 | Saída de Coimbra em autocarro (para participantes da região de Coimbra).

10h00 | Início da Visita ao Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão-Polo de Inovação de Nelas e à sua vinha varietal acompanhada pela Engenheira Agrónoma Vanda Pedroso.

12h30 | Prova de Vinhos monovarietais de "Castas Esquecidas" produzidos pela Lusovini, comentada pela enóloga Sónia Martins.

13h30 | Almoço acompanhado com vinho do Dão.

Inscrições: Balcão Único - SiGOE.