c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Direção de Comunicação e Formação

Tel: 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Naval promove uma visita ao Convento de Tomar, seguida de um passeio de Barco pela Barragem de Castelo de Bode, com almoço a bordo, no dia 20 de julho.

O Castelo de Tomar e Convento de Cristo, sede das ordens religiosas e militares do Templo e de Cristo foi classificado como património da humanidade e inscrito na lista do património mundial da UNESCO, em 1983. Os critérios que presidiram à sua classificação tiveram em conta, particularmente a Charola dos templários e a invulgar janela ocidental da nave manuelina, cuja construção amplia e prolonga para fora do castelo a própria rotunda, primitivo oratório dos cavaleiros.

A albufeira da Barragem do Castelo de Bode é uma das maiores em Portugal e estende-se ao longo de 60 kms entre os concelhos de Tomar, Abrantes, Sardoal e Ferreira do Zêzere.
É utilizada para abastecimento de água, a Lisboa, produção de energia elétrica, defesa contras as cheia e atividades recreativas. É utilizada pelos adeptos de bem como da pesca desportiva.
A barragem é de betão, por gravidade, mas com curvatura. A altura máxima acima da fundação é de 115 metros. A cota do coroamento é de 124,3 m, e o comprimento do coroamento é de 402 m. As fundações são de gneisse e micaxisto. A barragem tem um volume total de betão 430 000 m³, dispõe de uma central hidroelétrica, com três grupos geradores de eletricidade.

Percurso do Barco: Saída do cais, descida do rio, passagem em frente aos Empreendimentos José Cristóvão " Varandas do Lago", segue-se a ilha do Lombo, contorna-se a ilha, sobe-se o rio, passagem em frente ao cais e ao Lago Azul Eco Hotel, passa-se a zona da ponte para Vila de Rei e segue até perto de rio Fundeiro, finalmente, desce o rio com destino ao cais.

Valores de inscrição:

Membros Estudantes OE: 20€
Membros da OE: 40€
Acompanhante de membro: 40€
Não Membros da OE: 55€

Inscrições limitadas e obrigatórias através do Balcão Único do SIGOE

Data limite para inscrição: 17 de julho

Notas:
A inscrição inclui o almoço e transporte em autocarro com partida e regresso a Lisboa.

Ao abrigo do nº 2 do artigo 13º da Lei n.º 18/2012, de 7 de maio, dirigido à Autoridade Marítima Nacional, no sentido de garantir que os operadores marítimos turísticos têm, em terra, uma lista de nomes das pessoas que se encontram a bordo em cada viagem, será facultada uma lista de nomes dos participantes, sem a partilha de qualquer outro dado pessoal.

_____________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.