Produção de biocombustíveis atrai engenheiros à Iberol

31 de Maio de 2011 | Engenharia Química e Biológica

No âmbito do seu programa de actividades para o corrente ano, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica promoveu, no passado dia 26 de Maio, a realização de uma visita técnica às instalações fabris da Iberol, em Alhandra, que contou com a presença de 13 participantes.

A Iberol é uma empresa de capitais portugueses que se dedica à transformação de sementes proteaginosas e oleaginosas em bagaços e óleos vegetais, bem como à produção de biocombustíveis, mais concretamente biodiesel. Em Abril de 2006, a Iberol concluiu a construção da sua fábrica de Biodiesel, tendo procedido à primeira entrega de biocombustível à Galp. Actualmente, a Iberol é uma sociedade detida a 100% por capitais nacionais, tendo por objecto social a produção e comercialização de biocombustíveis e seus subprodutos, bem como o aproveitamento industrial.

Inserida na temática da preocupação actual de diversificação de fontes energéticas, esta visita teve início com uma apresentação da empresa e do processo industrial, tendo seguidamente os participantes tido a oportunidade de visitar as duas principais unidades - a fábrica de extracção de óleos e a fábrica de Biodiesel. A visita incluiu também o laboratório e as salas de controlo de operações das duas principais unidades.

Para o sucesso desta iniciativa contribuiu em grande medida o empenhamento e gentileza dos profissionais da Iberol que receberam o grupo da Ordem dos Engenheiros.