Agricultura e Alterações Climáticas

O papel da engenharia agronómica no acompanhamento, mitigação e adaptação da agricultura às alterações climáticas na Madeira.

22 de Maio de 2018 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Agronómica, organizou a conferência "Tarde de Engenharia: Agricultura e alterações climáticas – o papel da engenharia agronómica no acompanhamento, mitigação e adaptação da agricultura às alterações climáticas na Madeira”, que se realizou na sede da OE/Madeira no dia 4 de maio de 2018. Os temas apresentados foram:
"O papel da engenharia agronómica no acompanhamento, mitigação e adaptação da agricultura às alterações climáticas / Que papel para a agricultura de precisão?”, pelo Eng. Miguel Castro Neto, Presidente do Conselho Nacional de Colégio de Eng.ª Agronómica;
"Efeitos das alterações climáticas na agricultura da Madeira / Previsões para 2077-2099”, pelo Eng. Bernardo Melvill de Araújo, Coordenador do Colégio Regional de Eng.ª Agronómica;
 e "A intervenção do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM) no contexto das alterações climáticas / Perspetivas para o futuro”, por  Marco Gonçalves, Gestor do PRODERAM.
A conferência foi moderada pelo Diretor Regional de Agricultura, Eng. Paulo Santos.

A realização desta conferência contou com a participação dos membros do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros, que se deslocaram à Madeira para descentralizar a sua atividade, apoiar a ação do Colégio Regional, conhecer e debater o desenvolvimento de alguns setores da agricultura da Madeira, e participar na conferência.

Nesta deslocação, os membros do Conselho Nacional tiveram a oportunidade de visitar a fileira da banana (produção e agroindústria), a fileira da cana-de açúcar (agroindústria), que são duas das mais importantes e emblemáticas culturas da Madeira, e ainda a produção agrícola em modo de produção biológico integrada num projeto de desenvolvimento rural que contempla várias valências (produção agrícola, história, cultura e turismo), tendo contactado com produtores e técnicos de todas estas áreas.